Excelência Pessoal

Nesta seção do meu Blog, reúno matérias, artigos, entrevistas e textos enriquecedores para o processo de aperfeiçoamento pessoal nos aspectos físicos, mentais e emocionais, que influenciam diretamente na carreira de qualquer  atleta, principalmente quando se trata de alta velocidade, concentração, competição. 
-----------------------------------------*--------------------------------------

PERSONAL ALTERNATIVO

Renato Cobra criou um método de preparação física combinando exercícios com circo e yoga
icone postado
25.03.2010 | Texto por Diogo Rodriguez Vídeo Luis Rodrigues
Parece estranho um personal trainer que estuda filosofia e psicologia para melhorar seus treinamentos? Ou filosofias orientais? Gosta de yoga e diz que a chave não é entrar em forma, mas "ir devagar para não parar nunca"? Assim é o método de Renato Cobra, preparador físico há mais de 15 anos, filho e pupilo de Nuno Cobra, que ficou conhecido por treinar Ayrton Senna. Para alguns pode parecer estranho, mas o método tem adeptos entre os atletas de alta performance. Ricardo Maurício, campeão da Stock Car, Vitor Meira (terceiro colocado na Indy 300 São Paulo), Elaine Golubiks (campeã mundial de caratê) e atletas do hipismo, atletismo e golfe estão entre os seus alunos.

Renato considera a educação física convencional um "adestramento" do corpo, algo como "treinar um cachorro". "Toda a educação física é baseada nos calistênicos [tipo de ginástica baseada na repetição], e esse é um método que não atende a todos".

Seu método realmente não tem nada a ver com isso, está mais próximo de um treino new age. Cobra não quer apenas que seus alunos repitam séries de exercícios, mas também que façam um treinamento mental. A base de sua filosofia é reconhecer as necessidades de cada indivíduo e recomendar um treino que englobe também o bem-estar pessoal e a saúde, incluindo alimentação e sono.


A TRIP mandou seu repórter mais sedentário para testar o método e conhecer um pouco mais das ideias do personal trainer. Veja no vídeo abaixo:






ENTREVISTA – NUNO COBRA PREPARADOR FÍSICO E MENTAL
MBC - Movimento Brasil Competitivo -
Nuno Cobra, preparador físico e mental, famoso por seu trabalho junto a Ayrton Senna, destaca os diferenciais de seu método de treinamento para vencedores no trabalho e na vida.
Nuno Cobra, famoso por ter sido o preparador físico do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, resolveu colocar no papel sua experiência de mais de 40 anos em treinar atletas e empresários.Autor do livro A Semente da Vitória - que resume seu método de treinamento em 223 páginas - Nuno Cobra afirma que a finalidade do livro é mostrar que o método, de tanto sucesso, não tem milagre nenhum. Não há segredo.Ele consiste no resgate do homem às suas raízes de vencedor.Formado em educação física, Cobra defende que corpo, mente,emoção e espírito devem ser trabalhados em conjunto. Ele critica a moda da malhação do corpo e garante que quem é feliz não adoece."Não existe doença. Existe o doente. Procuramos e trabalhamos arduamente para ficar doentes porque temos um programa de autodestruição", diz.Professor de Educação Física de São José do Rio Pardo, no interior paulista, tornou-se respeitado internacionalmente. No currículo, acumula um pódio atrás do outro. Foi preparador físico e mental de feras como Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Christian Fittipaldi.
Leia a entrevista realizada com exclusividade para o portal doMBC:

Equipe Editorial:
Quais as principais características de seu método de treinamento?
Nuno Cobra:
Busco através do corpo físico desenvolver os outros corpos: mental, emocional e espiritual. Ele não apenas é um método voltado para o desenvolvimento desse corpo físico e ponto final.Entendo que esse é um caminho precioso para o desenvolvimento do


extraordinário potencial humano das pessoas. Sua característica por essa sua função interior de vivência de vitória reestruturando toda sua vida, promove uma verdadeira terapia.
Equipe Editorial:
O que diferencia o seu método dos demais programas de treinamento?
Nuno Cobra:
Ele não é apenas um método de preparação física,visando o desenvolvimento apenas do corpo físico, mas fazer desse um caminho para o desenvolvimento integral da pessoa humana.
Equipe Editorial:
Em seu livro "A Semente da Vitória", o senhor propõe uma mudança radical nas pessoas: Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo. O que isso significa? Como é possível?
Nuno Cobra:
O caminho do cérebro ao músculo é o acontecimento natural de um trabalho físico integrado com o momento que ele se encontra, voltado para o seu interior e se deixando conduzir em seus movimentos do corpo pelo seu cérebro, você estará automaticamente desenvolvendo seu cérebro. Quanto mais complexos, variados e intensos forem seus movimentos, mais exigentes serão os estímulos que envolverão seu cérebro, num constante ajuste. Serão dadas ordens das mais variadas para seu corpo na execução desses movimentos. O que não pode é a pessoa passar a realizar um trabalho cardiovascular não sintonizado com ela mesma, assistindo televisão ou lendo jornal. Nesse caso, o movimento perderá todo o seu valor mental, da mesma forma que realizar trabalhos com pesos eletrônicos. Com eles, somente o movimento desligado do corpo será realizado, tornando as pessoas fortes, mas burras, uma vez que irá desenvolver uma força inteligente capaz de ser aplicada numa situação de realidade da vida prática por não estar conectado com seu cérebro quando essa força foi desenvolvida.
Equipe Editorial:
O senhor foi uma das primeiras pessoas no Brasil a destacar a relação entre o exercício físico e as questões emocionais.Qual a relação entre os dois?
Nuno Cobra:
Toda busca de um desenvolvimento físico, quando se procura saúde e não malhação estúpida, se transforma automaticamente numa arma magnífica na mão de um educador. Isso porque no objetivo de se transformar esse corpo físico, se impondo a um trabalho correto e persistente, o indivíduo aciona seu corpo

emocional para realizar não o que ele quer ou gostaria, mas aquilo que é necessário fazer. Por exemplo, se essa pessoa recebe a orientação para realizar um trabalho cardiovascular para caminhar 25minutos, você poderá ficar alegre quando o professor lhe pede, mas no dia seguinte, logo depois que acorda, estará pensando: puxa tenho que caminhar? Queria fazer tudo menos isso. Mas realiza o método.Existe um grande esforço nesse objetivo de se transformar, e isso vai moldando suas emoções. Mas não é apenas isso. Tão logo você inicia a caminhada, seu estupendo organismo estará promovendo o envio à circulação sanguínea de estimulantes poderosos que lhe dará muito apetite de realizar esse movimento. Quando chegar aos vinte e cinco minutos, estará adorando realizar esse movimento. Terá então, de submeter sua vontade de encerrar o trabalho. Em síntese, você terá de fazer quando não quer fazer e parar de fazer quando o que você mais quer é fazer. Terá através do envolvimento com o método de transformar sua vida um efeito formidável em fortificar suas emoções.
Equipe Editorial:
Com 46 anos de trabalho, o senhor começou com deficientes mentais e presidiários. Trabalhou em escolas, aliando educação física, motivação e acompanhamento aos alunos. Quais foram os resultados? Como estão estes alunos hoje?
Nuno Cobra:
Bela pergunta. Em 60 comecei um trabalho com excepcionais - foi magnífico. Com os presidiários, então, deve ter sido o mais glorioso de todos eles. No dia 5 de junho, tive a alegria imensa e emoção extraordinária que por uma dessas coisas do destino, um ex-aluno estava me procurando há anos. Localizou meu telefone eveio ao meu encontro. Eram 11h da manhã e quando visualizei aquele homem, com agora 52 anos, senti algo que não esperava sentir nessa vida: encontrar com um aluno exatamente dessa época que agora,casado, é o símbolo do sucesso e equilíbrio. Era o Adão, meu grande amigo, que na época tinha 9 anos. Meu Deus, que coisa exuberante ver aquele homem alto e tão saudável na minha frente, sorrindo e tão alegre. Haviam passado mais de quarenta anos, que juntos esforçávamos para adquirir um outro estilo de vida, trabalhando a seu favor. Ele lembrava justamente das acrobacias que fortificaram tanto seu corpo emocional, ajustando dentro do limites possíveis de coeficiente intelectual para ser um cidadão útil e produtivo.

Equipe Editorial:
De que forma os aspectos emocionais podem fazer a diferença no treinamento?

Nuno Cobra:
O treinamento quando bem aproveitado pelo mestre já é um elemento poderoso na formação desse corpo emocional. O que necessita é o aluno atleta ir se percebendo mais forte e capaz de superar antigos limites e dificuldades, se fazendo mais poderoso. É necessário fazê-lo perceber que dificuldades são estímulos para desafios, que superados o coloca num patamar diferenciado diante dos demais.
Equipe Editorial:
De que forma a sua visão de mudança pode contribuir para uma vida melhor? Isso pode refletir também na carreira de cada um? Como?
Nuno Cobra:
A dedicação ao trabalho com seu corpo físico levando em conta esse objetivo de desafio e superação irá promover em sua mente e emoções esse ganho extra que vai fazer toda a diferença no futuro. Essas mudanças singelas no inicio, sendo aproveitadas convenientemente pelo mestre, servem de catapulta para levá-lo num nível diferenciado de outras pessoas, contribuindo de uma forma decisiva em sua carreira profissional, seja ela qual for. Isso eu vi ocorrer através dessas mais de quatro décadas com as pessoas que realizaram essa modificação em sua vida.
Equipe Editorial:
O senhor foi preparador físico de pessoas famosas,grandes vencedores, como Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Abílio Diniz, Drauzio Varella e Fafá de Belém. Quais foram os momentos que o senhor destacaria durante o trabalho desenvolvido com estes ícones?
Nuno Cobra:
Ficou muito claro em todos eles que a grande diferençado que chega lá e o que não chega é simplesmente aquele que acredita, aquele que consegue ser convencido que tudo está simplesmente no fazer. Aliás, essas cinco letras mágicas que resolvem tudo. O sábio não é o que sabe, mas aquele que faz o que sabe. Eles foram, de certa forma, sábias criaturas que acreditaram em meu método, mas que, acima de tudo, acreditaram neles mesmos, e fizeram. Essa foi toda a diferença.
Equipe Editorial:
O Senhor acredita que cada ser humano pode utilizar o corpo como um caminho para o desenvolvimento mental,emocional e espiritual. E para alcançar o sucesso profissional?
Nuno Cobra:
É o que fiz comigo depois que descobri isso e com todas as pessoas ao longo dessas mais de quatro décadas. O corpo é o caminho natural para conseguir esse desenvolvimento. O método é fundado em números e quando você muda esses números são realizadas façanhas com seu corpo físico. Todos os demais correm atrás, porque o homem é uma coisa, só que indivisível.
Equipe Editorial:
Na sua opinião, quais as características de um líder?
Nuno Cobra:
Só pode ser líder quem se conheceu e se transformou.Sem autoconhecimento, sabendo de suas possibilidades e poder,ninguém convence ninguém a nada. O líder é o resultado dessa enorme e fantástica transformação quando nos desprendemos dessa insignificante, mas fortíssima, anulação imposta por essa sociedade castradora.Entrevista realizada com exclusividade para a equipe editorial do site do MBC.Enfato Comunicação Empresarial(51) 3333.7832 / 3333.9912enfato@enfato.com.br http://www.enfato.com.br/
Livro: “A Semente da Vitória” 
- Prof Nuno Cobra Editora SENAC São Paulo Rua Rui Barbosa, 377 – 1.º andar – Bela Vista CEP 01326-010Caixa Postal 3595 – CEP 01060-970 – São Paulo – SP Tel 0xx-11-284-4322Fax 0xx-11-289-9634E-mail:
Home Page:http://www.sp.senac.br 






--------------------------



Resenha: A semente da vitória, de Nuno Cobra





Capítulo I – A força de uma experiência.
Nesse primeiro capítulo, o autor narra uma história pessoal, ocorrida há mais de meio século atrás, sobre como conseguiu modificar seu próprio corpo a partir de uma experiência vivenciada no interior de São Paulo, na cidade de São José do Rio Pardo. Nesse capítulo, ele já introduz o alicerce de seu método, baseado sobretudo no sono, na alimentação, e no relaxamento.
Capítulo II – Meu primeiro aluno
Embora tenha trabalhado com diversas personalidades dos esportes e dos negócios, nesse capítulo, Nuno dedica especial atenção à descrição de seu primeiro trabalho, com um aluno que não era um jovem, e sim um senhor de idade que queria aprender a jogar tênis, e que conseguiu transformar completamente sua saúde a partir do trabalho desenvolvido pelo autor.
Capítulo III – Trabalhando o físico, o mental, o espiritual e o emocional
Aqui, aborda-se a importância de trabalhar o cérebro, a fim de que ele seja programado para atuar em nosso favor. Explica como a sociedade nos oprime desde a infância, e como devemos nos aproximar de pessoas positivas, e nos afastar das pessoas com alta carga de negatividade. Também se comenta sobre o quão importante é desenvolvermos emoções positivas em nossas vidas.
Dois pontos de intersecção com outros livros merecem ser registrados. Primeiro, o título do capítulo tem tudo a ver com as quatro dimensões de energia aprofundadas no livro de Jim Loher e Tony Schwartz. Não sei se o autor se baseou nas ideias sustentadas por esses autores norte-americanos, mas o fato é que ambos tratam do papel fundamental, para o sustento do alto desempenho, que o gerenciamento dessas quatro fontes de energia – física, mental, espiritual e emocional – proporcionam à vida das pessoas.
O segundo ponto de intersecção é com o livro do David Allen, ou melhor, com a metodologia GTD, uma vez que o autor de “A semente da vitória” também trata da importância de você prestar atenção naquilo que interfere em seu pensamento.
Uma terceira leitura intertextual pode ser extraída, com a obra da psicóloga Caro Dweck, uma vez que Nuno Cobra faz considerações a respeito de como a sociedade impede o desenvolvimento emocional das crianças, e oferece soluções para resolver esse problema.
Capítulo IV – Saúde é entusiasmo, é disposição, é alegria de viver
São dadas dicas sobre como obter saúde, e como a pessoa pode mudar seus hábitos para romper com o ciclo de doenças e começar a ter uma vida mais plena. Nós encontramos um novo ponto de intersecção com o livro de Jim Loher e Tony Schwartz, pois Nuno defende que o estresse, visto como o vilão de nossa sociedade, tem, na verdade, um valor positivo, pois é a mola propulsora que nos impele a buscar o nosso melhor, ideia essa que é a mesma sustentada pelos autores norte-americanos. O estresse só produz resultados positivos se for seguido de um descanso, para a renovação das energias.
Outro ponto de intersecção encontramos com o livro resenhado de Leo Babauta, uma vez que o autor brasileiro sustenta que a mudança deve começar por “pequenos gestos”. Ora, esse é um dos princípios defendidos pelo autor norte-americano, que tem, dentre as regras basilares de sua filosofia de vida, o “start small” – comece pequeno.
Aliás, ampliando a discussão, podemos afirmar que essa é uma regra que vale também para outras áreas da vida. Por exemplo, na Bolsa de Valores, defendo a ideia de que a pessoa deve começar a operar na Bolsa com valores pequenos, de forma gradual, e, à medida que seu conhecimento avançar, também investir valores maiores.
Capítulo V – O sono é decisivo na manutenção e elevação de seu nível de saúde
Considero esse um dos melhores capítulos do livro – senão o melhor – que mudou minha visão acerca do sono. Nuno Cobra defende o sono como o pilar de seu método, e mostra, ao longo desse capítulo, a importância do sono para a restauração do organismo, seu papel na atividade metabólica do corpo, dentre outros benefícios.
Esse capítulo chega a ser desconcertante, no contexto da sociedade em que vivemos, pois o sono passou a ser um entrave à produtividade. Visto sob esse ângulo, o sono passou a ser sinônimo de perda de tempo.
O autor defende que se vá para a cama o mais cedo possível, entre nove e meia e dez e meia da noite, e se durma em torno de oito horas. É um desafio que parece gigantesco, para muitas pessoas, mas os benefícios aparecem. Quando se dorme melhor, você acorda mais cedo e mais bem disposto. O sono tem um papel revitalizador, e chega a curar doenças, de acordo com Nuno Cobra. Por evidente, há pessoas que não têm condições de ir para a cama nesse horário, como estudantes de cursos noturnos, cujas aulas terminam por volta desse mesmo horário – entre 10 e 11 da noite.
Capítulo VI – Rompendo velhos hábitos para ganhar nova vida
Esse capítulo concentra-se nos benefícios de uma alimentação saudável. Isso inclui mudança de hábitos, tais como: “mastigar os líquidos e beber os sólidos”, isto é, dar atenção ao processo digestivo, cheirar os alimentos, comer prestando atenção na própria refeição, beber bastante água, ter um café da manhã rico e variado, um almoço leve e sem muitos molhos e temperos nas saladas, e um jantar mais leve ainda.
Uma dica interessante que encontrei foi a de beber os líquidos sempre na temperatura ambiente, pois água gelada agrediria o organismo, que trabalharia de forma extra para manter sua temperatura em equilíbrio. O consumo de água deve ser constante ao longo do dia, e diminuído à noite, para evitar que você vá muitas vezes ao banheiro durante a madrugada. Essa dica tem lógica, uma vez que esse fato – ir ao banheiro durante a madrugada – piora a qualidade do sono.
Capítulo VII – A necessidade vital de movimento
Como o próprio título do capítulo sugere, esse é o espaço dedicado à atividade física, sobretudo ao trabalho cardiovascular. Isso porque o que mais prejudica o coração é a falta de movimento. A ausência de movimento dificulta a circulação sanguínea, o que faz com que o coração trabalhe com esforço adicional.
Nuno Cobra descreve os benefícios do movimento para o ser humano, argumentando que ele melhora a vida das pessoas em todos os aspectos, tornando-as, inclusive, menos depressivas.
Dentro de sua metodologia, o movimento deve ser adquirido de forma gradual: começa com passeios, depois com caminhadas, e só então pode-se passar para as corridas. Tudo realizado com os necessários intervalos para descanso. Segundo o autor, a musculação somente pode ser realizada quando é feito, de forma prévia, o trabalho cardiovascular.
Capítulo VIII – Acorde o seu deus dormente
Cuida-se, nesse capítulo, das partes mental, emocional e espiritual. É interessante anotar que o autor começa esse capítulo destacando como a sociedade impede as crianças de desenvolverem a sua criatividade. E isso vai ao encontro das ideias abordadas em outro artigo que publicamos aqui no Valores Reais, inclusive com dados científicos que comprovam a veracidade dessa assertiva.
A ideia subjacente do trabalho do autor é que se chega à conquista da mente por meio da conquista do corpo. Com uma saúde equilibrada, é possível desenvolver os corpos emocional e espiritual.
Capítulo IX – Praticando a ecologia interior
Nesse capítulo, desenvolve-se questões relacionadas à motivação. É preciso ter coragem, fé, e otimismo em relação ao futuro, e acreditar que é possível vencer desafios e conquistar metas e sonhos.
Capítulo X – Depoimentos de alguns pupilos
Pessoas treinadas pelo método do autor relatam suas experiências e transformações.
Capítulo XI – Encantador é cada momento
Mensagem final de motivação para as pessoas acreditarem que podem modificar o curso de suas vidas a partir de mudanças de hábitos. Nuno destaca a importância de se viver no “presente”, não se lamentando por coisas que ocorreram no passado, nem criando muitas expectativas em relação ao futuro.
Conclusão
A semente da vitória é um excelente livro para as pessoas que estão buscando melhorar a qualidade de vida a partir de uma mudança de hábitos em relação ao seu corpo. Se você vive cansado, se alimenta mal, dorme pouco (ou mal), e vê sua saúde declinar, esse livro será de extrema utilidade, pois contém diversas dicas e orientações práticas para as pessoas melhorarem seus níveis de saúde.
É importante dizer que o livro é escrito em linguagem didática, sem notas de rodapé, de forma que a leitura flui de forma bastante agradável. Os pontos de intersecção extraídos de outros títulos, das mais diferentes áreas do conhecimento humano, provam que muitas assertivas contidas no livro tem também fundamentos científicos, o que lhe acrescenta valor adicional.
Os capítulos sobre os benefícios do sono e de uma alimentação equilibrada merecem destaque especial, os quais pude comprovar na prática, sete anos atrás, quando comecei a seguir as orientações do autor.

---------------

NUNO COBRA DEMONSTRA QUE A IDADE NÃO EXISTE EM PALESTRA NO MUNDO UNIFOR

19.10_nunocobraNo alto dos seus 73 anos de idade, o preparador físico Nuno Cobra surpreendeu o público presente ao 3º dia do Mundo Unifor com vigor e saúde que daria inveja a muitos jovens. O representante do Centro de Ciências da Saúde (CCS), conhecido nacionalmente por ser um profissional que vê o corpo como uma ferramenta capaz de desenvolver o potencial humano, desceu do palco montado na Praça Central para interagir com a atenta plateia de uma forma muito próxima.

Responsável pelo treinamento de personalidades como Ayrton Senna e Abílio Diniz, a experiência adquirida em 55 anos de carreira foi compartilhada por Nuno Cobra com mensagens positivas e de incentivo. Afirmações como "a idade não existe, ficar velho é uma opção" e "a doença não existe. Pra ficar doente, a pessoa tem que se esforçar" certamente impressionaram os ouvintes.

Para os convidados do Mundo Unifor, Nuno Cobra falou sobre a importância do movimento para a inteligência do homem, bem como tratou de assuntos como Deus, livre arbítrio, dinheiro, doença, educação, sucesso, felicidade. Pelo Twitter @UniforComunica, a Unifor destacou algumas das melhores dicas e comentários feitos por Nuno Cobra durante a palestra. Confira:

  • 19.10_nunocobra2Quando a pessoa caminha, quando corre, de acordo com seu momento cardiovascular, ela está produzindo novos neurônios #NunoCobra #MundoUnifor
  • Vocês já se tocaram que estamos aqui devido a esse caminho extraordinário que o homem teve nesses 5 milhões de anos? #NunoCobra #MundoUnifor
  • O corpo é nosso maior patrimônio, é tudo que a gente tem nessa breve vida #NunoCobra #MundoUnifor
  • Ou a humanidade muda a maneira de civilizar as pessoas ou esse mundo não vai ter fim, não vai ter harmonia. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Nós somos perfeitos, nosso organismo é absolutamente perfeito #NunoCobra #MundoUniforhttp://twitpic.com/72tptx
  • Tudo aquilo que o dinheiro compra não vale nada. #NunoCobra #MundoUnifor
  • O que vale na nossa vida é o que o dinheiro não compra. É aquilo que podemos conseguir de uma maneira exuberante. #NunoCobra #MundoUnifor
  • A idade não existe, ficar velho é uma opção. Porque você tem que ter saúde. Tanta saúde que você morre com saúde. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Nosso organismo se chama organismo porque ele se organiza. #NunoCobra #MundoUnifor
  • 19.10_nunocobra3Pra ficar doente, a pessoa tem que se esforçar. Ficar doente é uma conquista, é difícil, você tem que batalhar duro #NunoCobra #MundoUnifor
  • Aquela criança que corre, ela está formando as bases do movimento, que é a base das futuras operações do pensamento #NunoCobra #MundoUnifor
  • O movimento é importantíssimo na formação da inteligência. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Nosso inconsciente é tudo o que aconteceu na vida, desde os primeiros momentos. Tudo está guardado. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Meu trabalho é resgatar suas origens, as suas raízes de vitoriosos que vocês são, dados de graça desde o nascimento #NunoCobra #MundoUnifor
  • O Ayrton me procurou porque na Fórmula 3 ele terminava a corrida desmaiado. Ele achava que tinha problema no coração #NunoCobra #MundoUnifor
  • Nada é por acaso. O Ayrton tinha que se encontrar comigo para passar por essa transformação. #NunoCobra #MundoUnifor
  • No meu método, eu faço a pessoa vivenciar no seu corpo uma realidade concreta de conquista. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Para com esse negócio de levar a vida a sério! #NunoCobra #MundoUniforhttp://twitpic.com/72ub4h
  • Cuidem-se! Façam as coisas boas pra você. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Pergunto: por que trabalhar com a doença depois que ficamos doentes? Tem que cuidar da saúde para não ficar doente. #NunoCobra #MundoUnifor
  • Um beijo no coração de todos. Saúde, felicidade. Esse é o objetivo da vida. #NunoCobra #MundoUnifor

--------------------------------------


Atividade física ajudar a melhorar desempenho cerebral
por Nuno Cobra

Estudos recentes feitos com 259 crianças pela Universidade de Illinois (EUA), concluíram que os estudantes que se saíam melhor nas atividades físicas tinham também melhor desempenho escolar. Assim constataram que a atividade física ajuda a melhorar o desempenho do cérebro.
No Brasil neurocientistas de importantes universidades também concordam com o estudo e o assunto também mereceu matéria de capa de uma importante revista semanal brasileira. Ou seja, quebrou-se o mito de que os neurônios (células nervosas do cérebro) se perdem. Ao contrário, o cérebro produz novas células e pode se manter jovem evitando falha de memória ou perda de raciocínio.
"Quando nós corremos, caminhamos, pedalamos ou nadamos, numa atividade uniforme, estamos aumentando o número de neurônios e, quando exercemos movimentos de complexa realização, criamos conexões interneurais. Por esse motivo a atividade física é um elemento primordial para manter o cérebro jovem e ativo e evitar falha de memória, perda de raciocínio, mal de Alzheimer..."Atividades como correr, nadar, pedalar, andar ou qualquer outra que exija um desempenho cardiovascular (musculação, por exemplo, não vale) alteram o padrão do funcionamento das células cerebrais, pois os exercícios melhoram a oxigenação e a comunicação entre as células nervosas - sinapse. E essa comunicação mais rápida entre os neurônios nos deixa mais 'espertos' e com raciocínio mais rápido.
Anos 60
Ainda no final dos anos 60, batalhava junto ao academismo sobre meu ponto de vista que se podia chegar ao cérebro pelo músculo - trocando em miúdos - é exatamente isso: a atividade física melhora o desempenho cerebral. Para a visão acadêmica da época isso era uma maluquice.
Eu tinha uma idéia muito concreta de que o nosso organismo era, e é, regido por leis básicas e fundamentais que são seguidas por todos os órgãos. Dizia que o organismo era uno, uma coisa só, e reagia sempre da mesma forma, independente do órgão em questão.
Assim havia chegado à conclusão que existe uma lei básica de ação e reação: todo órgão mais usado, e mais exigido, torna-se mais desenvolvido. Entendia que essa lei comum a todo o organismo, dava ao músculo o poder de reagir a um esforço e se transformar, desenvolvendo-se.
Então o cérebro nada mais era do que um outro órgão com funções extramente específicas e diferentes das do músculo, mas que obedecia às mesmas regras orgânicas. Não havia absolutamente nenhuma diferença entre o músculo e o cérebro. Dizia também que se o fígado se regenerava, por que os neurônios também não obedeceriam essa mesma lei?
A atividade física que exige um esforço cardiovascular melhora o funcionamento do coração, que ejetará mais sangue na corrente circulatória. Com isso, fígado rins e demais órgãos são beneficiados e o mesmo acontece com o cérebro. Ou seja, ele depende do sangue que o nutre da mesma maneira que o fígado, o baço, os rins...

Obstáculos
Haviam dois obstáculos para aceitar a relação entre atividade física e cerebral
1º) A "ditadura do intelecto" do século passado colocava o músculo como a parte mais insignificante do corpo, esquecendo-se completamente de que esse nada mais é do que o "braço" do cérebro. Ou seja, o músculo como "braço do cérebro" está de tal maneira ligado a ele que é absolutamente impossível um viver sem outro.
2º) A medicina da época separava o ser humano em compartimentos estanques e incomunicáveis.
"Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo"
Quanto mais trabalhamos nossos músculos através de movimentos complexos, mais nós exigimos uma participação mais incisiva do cérebro. Foi nessa época que criei a famosa frase: "Chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo".
Quando nós corremos, caminhamos, pedalamos ou nadamos, numa atividade uniforme, estamos aumentando o número de neurônios e, quando exercemos movimentos de complexa realização, criamos conexões interneurais. Por esse motivo a atividade física é um elemento primordial para manter o cérebro jovem e ativo e evitar falha de memória, perda de raciocínio, mal de Alzheimer...

Um cérebro mais vigoroso torna-se mais capaz de lidar com os desafios.
Cérebro e músculos
O trabalho muscular exige um trabalho do cérebro. Para dar conta de cada movimento que realizamos, miríades de músculos entram em ação. E como o músculo trabalha pela lei do tudo ou nada - ou ele se contrai ou não - cada uma de suas milhões de *miofibrilas são exigidas para a realização daquele exato movimento. Quanto mais complexo o movimento, mais músculos agem e mais o cérebro trabalha.
Há toda uma sinergia muscular em torno do movimento para que ele saia perfeito. São milhões de miofibrilas contraindo-se dentro de cada fibra que compõe cada músculo.
Qual deve ser a freqüência da atividade física?
Temos que levar em conta o aspecto fisiológico
(momento cardiovascular) de cada um. O trabalho físico deve ser regular e sistemático e sempre necessita de uma pausa para restabelecer as unidades celulares e musculares.
*Miofibrila = Fibra contrátil presente no interior das células musculares. 
--------------------------------------------------

Fator emocional supera condição física 
Sólido 'corpo emocional' é a base da vitória na vida pessoal e profissional 

Por Nuno Cobra
Já diziam os gregos na época dos Jogos Olímpicos antigos: ‘Nem sempre o mais forte, mais longe o disco lança, mas aquele que acredita”. 
Essa referência ao acreditar é minha, porque minha experiência nessas últimas cinco décadas, mostrou-me que esse acreditar faz toda a diferença e está diretamente ligado à emoção.
Essa frase é um retrato concreto do que se passa nessa Copa do Mundo. Não é só o caso da Seleção Brasileira. Para todos os atletas o acreditar faz toda a diferença, que é oemocionar com o momento da performance. Os jogadores de Gana tiveram exibições maravilhosas, apesar do placar de 3 X 0. Gana acreditou sempre, partindo pra cima, sem temer o adversário.
O mesmo aconteceu com a equipe de Portugal, se emocionaram e renderam até mais do que podiam,  acreditando sempre. Fizeram um milagre? Não foi um milagre vencer uma equipe superior, porque isso ocorre quando o atleta se emociona, rendendo até mais do que pode.
‘Corpo emocional’ favorece Ronaldo
O Brasil teve pouquíssimas jogadas que emocionaram e está aquém de suas possibilidades técnicas. O Ronaldo é o exemplo mais patente disso.  Agora ‘percebeu’ que está numa Copa, se ‘destravou’ da pressão, da responsabilidade e da obrigação e, com o poder da emoção, superou até a própria condição física.
Não é o que está acontecendo com o Ronaldinho Gaúcho que, compromissado com a necessidade de jogar bem, compromissado por ser o melhor do mundo, está tolhido e acanhado, sem conseguir se emocionar com a Copa e se concentrar, que significa não pensar e ‘esquecer’, para poder mostrar seu extraordinário talento.
Jogadas que definem o jogo são frutos da emoção   
Com emoção se cria a vontade de vencer e a técnica ‘aparece’ naturalmente, sem pensar.   Com a técnica, por si só, o jogador se torna frio e burocrático e passa o controle das jogadas para o cérebro. O jogador se torna ‘escravo’ do intelecto e quando pensa, se inibe. Já a emoção vai para o coração, é intuitiva e muito mais rápida.
Em Copa do Mundo não é técnica e tática que fazem vencer, mas a explosão de suas emoções e o valor imprescindível do acreditar permanente. Em geral, a vitória é fruto dos momentos em que os jogadores se emocionam positivamente com o combate e deixam completamente de raciocinar; saem daí os lances feéricos e magistrais, conseguindo por instantes relâmpagos, jogadas  que definem jogo. 
Vida pessoal e profissional
Na vida pessoal e profissional, são esses os fatores exigidos do verdadeiro ‘campeão’. Ele tem da mesma forma que se exuberar com o combate, com a luta, dar o seu melhor, fazendo naturalmente e simplesmente o que sabe,  independentemente das suas qualidades pessoais e de seus talentos, deve-se emocionar com desafio e acreditar sempre!
--------------

Aprenda a tomar banho frio
Por Nuno Cobra
A água exerce um fator muito importante para a saúde. Um banho sempre cai bem quando estamos desanimados, cansados ou estressados, pois relaxa, traz conforto e energia.
Por uma  questão cultural, quando se fala em tomar banho, vem à nossa cabeça aquele banho bem quente, tão desejado, principalmente no inverno. 
Vou falar sobre a importância do banho frio. Ele é tido como desagradável. Mas o choque térmico provocado pela água fria é muito revitalizador.
Choque com água: grande benefício
O objetivo do banho frio é justamente esse choque com a água fria. Banho frio não é para ficar embaixo da água e deixar baixar a temperatura do corpo, correndo o risco inclusive de se pegar um resfriado. O choque de temperatura vai ‘exigir’ do organismo uma formidável reação que promoverá bem-estar. Isso acontece porque o choque produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro e deixa o corpo mais ‘acordado’ e  ‘lúcido’, pronto para a ação.
Benefícios do banho frio
- Revigora, estimula os órgãos, eleva todas as funções orgânicas, em conseqüência, seu nível de saúde
- É um afrodisíaco, deixa corpo pronto para ação
- Se tomado corretamente, aumenta o sistema imunológico prevenindo gripes e resfriados - caso esteja resfriado ou gripado evite o banho frio
- Eleva a auto-estima, traz benefícios nos aspectos mental e emocional, inclusive por ter conseguido tomar um banho gelado num dia frio
Como tomar o banho frio, principalmente no inverno
Existe uma técnica para se tomar o banho frio e não trazer conseqüências negativas, principalmente no inverno ou nos dias frios.  Já que ele pode e deve ser tomado durante todo o ano.
Banho frio em três fases  
Primeira fase: Abra a ducha no máximo. É claro que o choque inicial com a água fria não é nada agradável, por isso é necessário entrar de uma só vez embaixo do chuveiro. Isso deve ser feito repentinamente e com decisão. 
Você vai perceber que o choque inicial é rápido e que o organismo 'responde' de forma decidida a essa entrada. Você joga a água no peito, indo para o ombro esquerdo e direito;  perceberá num segundo momento, que ela não estará tão fria; vire-se então para a água atingir suas costas e o quadril; saia rapidamente e desligue o chuveiro.

Segunda fase: Ensaboe vagarosamente todo o seu corpo. Após essa tarefa, faça uma massagem com uma bucha nas costas, braços, peito e abdome. Em seguida, abra o chuveiro e se lance embaixo dele decididamente e fique somente o tempo necessário para retirar o sabão. Você irá perceber que a água estará mais agradável.
Terceira fase: Sem desligar o chuveiro, saia dele e faça mais umas duas ou três entradas na água. Você verá que a água estará apenas estimulante e não mais tão fria. 
Irá perceber enquanto esfrega a toalha vigorosamente nas costas, braços e tórax uma sensação muito boa e não sentirá mais frio.  Ao contrário, o ambiente frio antes do banho estará extramente agradável e até aquecido.   
Cuidados com o banho frio no inverno
Entradas no chuveiro: Todas as entradas no chuveiro desde a primeira fase não devem passar de 30 segundos, para evitar um possível resfriado.
Cabeça: Nas primeiras vezes não se deve molhar a cabeça, para evitar que uma área muito grande do corpo se resfrie.
Após o banho
Coloque um pijama quente, uma meia de lã e deite na cama. Essa ‘horizontal’ irá completar o prazer. Aquecido, feche os olhos e curta esse bem-estar. Fique alguns minutos na cama.
Em seguida, coloque sua roupa, se agasalhe e terá um dia muito mais produtivo com bem-estar, felicidade e uma sensação de vitória.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/banho_frio.htm
------------------------

Acordar com despertador faz mal à saúde
por Nuno Cobra


Concordo em gênero, número e grau com a Dra. Dalva Poyares, coordenadora do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo. Se o despertador for barulhento, além do susto, a pessoa pode ter uma súbita taquicardia.
Vou dar a seguir algumas dicas práticas você se livrar do despertador e ter uma ótima noite de sono.
- Você não pode acordar quando estiver dormindo. Você deve acordar naturalmente quando o organismo der o sinal. Parece óbvio, mas esse ponto é fundamental!
- Atavicamente, o sono dá seus sinais, para quem acorda cedo, por exemplo, às 18h30, às 19h00, às 19h30, às 21h00... Você sente uma vontade de dormir, mas não se deita. Depois que o organismo reclama várias vezes por ele, acaba desistindo e a consequência é a falta de sono ao se deitar mais tarde.

Mas como faço para ter sono mais cedo?
- Apenas deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força. Se você dormir mais cedo, vai conseguir acordar sem despertador e sem perder a hora. Não existe um número de horas padrão. Vai depender da necessidade de cada organismo. Pode ser entre 7, 8 , 10 e até mesmo 11 horas de sono por dia. Até o século XIX, o homem dormia 10 horas por dia em média. Depois da revolução industrial, o homem foi impelido a levantar da cama e passou a dormir oito horas por dia ou até menos.
- Não beba água durante o jantar. Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite te leva a acordar para ir no banheiro, interrompendo o sono.

- Não coma nada pesado à noite, para o seu organismo não precisar fazer o árduo trabalho de uma digestão pesada. Na hora em que você dorme, ele já tem o grande encargo de reparar os danos do dia.

- Depois das quatro horas da tarde, evite café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas, pois tudo isso excita o organismo. O álcool provoca uma sensação de relaxamento, mas o sono de quem está alcoolizado não é reparador.

- Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente, para poder relaxar e dormir. Durante a atividade física estamos repousando o cérebro, quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.

- Ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa. Respeite-se, proteja-se, não se excite.

- O sexo apazigua o espírito e traz uma boa noite de sono.

- O sono tem de ser reparador, contínuo e profundo.


Por que é tão importante dormir bem
Quando você dorme, passa o controle do seu organismo para o sistema autônomo. Você entrega a chave da casa para ele fazer todos os reparos.

Durante o sono, ocorrem milhões de reações tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração, renovando-os. Tudo isso é imprescindível para acordamos zerados e para que tenhamos um novo dia, com a máxima capacidade de disposição, entusiasmo, otimismo e positividade.

No decorrer de um dia de trabalho, nós vamos exaurindo os nossos órgãos. A poluição destrói os nossos alvéolos pulmonares e durante a noite o nosso organismo tem de fabricar células suficientes para poder repará-los.

A alimentação, devido à industrialização exagerada, danifica milhões de células do nosso fígado que também serão reparadas durante o sono. O mesmo acontece com o pâncreas, o estômago, o coração e o cérebro. Para que estejam plenos no dia seguinte, todos esses órgãos precisam ser reparados!

O sono tem que ser profundo e não pode ser interrompido. Ele é composto de várias fases e a REM, momento em que você dorme profundamente e sonha, é a fase mais importante.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nuno_cobra_despertador.htm
----------------------------

Fique calmo e vença todo tipo de prova ou desafioO pensamento gera emoção e a emoção gera a vidaPor Nuno Cobra
Há muito tempo queria falar sobre a dificuldade de enfrentar qualquer tipo de desafio. Tanto a educação vinda lá da infância, como a pressão social, tirou de nós adultos a possibilidade de acreditar mais em nossas possibilidades. A educação familiar/cultural exige que a gente sempre seja o máximo, vitorioso, o grande vencedor.
Assim, ficamos inseguros quanto à nossa capacidade de superar as dificuldades, em situações em que somos colocados para mostrar o nosso desempenho, entre elas: entrevista para emprego, concurso, competição, discurso, teste na escola, exame para tirar carteira de motorista, etc.
Mesmo pessoas mais preparadas, como o artista na hora da apresentação, o orador diante da platéia e o atleta de altas competições sofrem com esse problema.
O treinamento do não-pensar
O problema está na forma como mentalmente nos colocamos diante dessas situações. Através do meu trabalho como preparador físico e mental, descobri que esse problema está no pensamento. Por isso sempre preparo meus atletas de alta competição e empresários para desenvolver o treinamento do não-pensar.
À primeira vista isto parece um absurdo, mas é de extrema utilidade você realmente não pensar a respeito do desafio ou da performance que você tem a desenvolver ou fazer.
É preciso buscar a melhor concentração e dar o máximo daquilo que você pode fazer. Com esse pensamento firme na sua mente, você vai facilitar a vitória e obter a sua melhor performance.
Lembro de uma infinidade de atletas que queriam ganhar a competição. Eles empurravam para longe esse objetivo, ao colocar mais responsabilidade nos seus ombros. Mas vejam um feliz exemplo:
O fenômeno Vanderlei Cordeiro Lima
O corredor brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, campeão da Olympus Hamburg Marathon-2004, estava na Europa sem muito treino e que 'distraidamente' foi participar de uma maratona na Alemanha. Ele foi pra lá tão distraído, mas com paixão e luta venceu a maratona. Como não queria se preocupar com tempo e nem vencer a prova, largou forte para ver até aonde ia. Na metade da prova, ele se deu conta que estava lá na frente. Encantado com a performance, se soltou, correu forte, até talvez para saber o que iria acontecer. E surpreso, talvez até mais do que os outros, tornou-se campeão naquela prova.
Pensamento fez de Guga vencedor e perdedor
O Guga quando conquistou o título Masters Series sobre quadra rápida em Cincinnati (EUA) em 2001, foi despreocupado. Claro que no fundo todo mundo quer fazer o melhor, mas ele não exigiu de si, a vitória a qualquer preço. Motivado, em boa forma física, tecnicamente bem, foi batendo um a um todos os adversários. O mais interessante foi a entrevista concedida após vencer o australiano Patrick Rafter.
O que ele estava pensando quando derrubou o monstro sagrado do tênis?
Ele respondeu que não estava pensando em nada, que estava muito feliz e muito alegre durante o jogo. Isso mostra de forma muita evidente que a busca de concentração e de deixar fluir o que sabe, da melhor maneira que você puder, fará com que fique sempre na frente do adversário, que coloca muita responsabilidade na competição e faz muita cobrança.
Lembro que ele veio logo em seguida para uma competição na Costa do Sauípe, (complexo turístico a 70 km de Salvador) contra Flávio Saretta, na qual saiu derrotado.
Ele deve ter ficado com muita responsabilidade e deve ter pensando muito. Porque ele não 'podia' perder de um brasileiro após conquistar o Master. Vejam bem como a cabeça funciona!
Caso Daiane dos Santos
A nossa grande acrobata Daiane dos Santos que vinha vencendo todos os campeonatos mundiais, quando chegou ano passado nas Olimpíadas de Atenas, 'pressionada' pela imprensa e pela responsabilidade em trazer o ouro, acabou inexplicavelmente ficando em quinto lugar.
Como encarar o desafio ou competição
A competição tem que ser apenas o resultado de longos meses de trabalho, por isso ela não pode ser encarada como algo tão extraordinário, tão complexo e tão terrível, mas sim como algo absolutamente natural onde você coloca sua emoção o máximo que você pode.
A pessoa vence a prova nos treinamentos, na preparação muito tempo antes da competição ou do desafio; se preparando tecnicamente, buscando um sono reparador, uma alimentação adequada, tendo momentos de relaxamento, respiração e principalmente trabalhando duro.
O que fazer momentos antes do desafio ou competição?
Você deve apenas momentos antes, ficar num canto espreguiçando, bocejando,respirando lenta e profundamente, isso irá diminuir ainda mais seus giros mentais e sua freqüência cardíaca.
O que acontece quando você pensa muito no desafio?
Toda vez que você pensa muito em alguma coisa, você alimenta muito seu nível de ansiedade. O organismo não foi feito para suportar essa imensa carga de pensamentos preocupantes. Isso aumenta os giros mentais e quanto maior os giros, menor a produtividade do cérebro. Você fica nervoso, ansioso e aumenta o nível de adrenalina, você não está competindo e sim pensando: sua besta! Concluindo: quanto mais baixos os giros, melhor o rendimento do cérebro.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nuno_cobra_desafio.htm
-------------------



Nuno Cobra: o trabalho e a amizade com Ayrton Senna
Entrevista: Nuno Cobra
Por Angelo Medina
Ex-preparador físico de Ayrton Senna revela como foi trabalhar com o tricampeão

Nuno Cobra: "No início ele ficava mudo, mas depois surgiu uma amizade num nível até que um pai costuma ter com um filho"
Envie esta entrevista para um amigo 

1º de maio, 1994, Ayrton Senna nos deixava. O preparador físico Nuno Cobra nunca quis buscar o dinheiro e o sucesso fácil pegando carona na morte de Senna. Na época, propostas para lançar um livro falando sobre a amizade e o trabalho com o tricampeão não faltaram. Sempre que fala de Senna, Nuno se emociona muito e em cada palavra denota um grande carinho e, ao mesmo tempo, um misto de gratificação e orgulho pela oportunidade de trabalhar com o ídolo.
Vya Estelar - Como foi trabalhar com Ayrton Senna?
Nuno - Foi um trabalho duro e extremamente gratificante. Ele era difícil, porque todo gênio é muito complicado. Tinha uma mente fechada e introvertida. No começo do trabalho, ele não falava, não se pronunciava durante três ou quatro horas seguidas. Não tinha muito papo. Eu tinha que desvendar seus gestos, era praticamente impossível trabalhar com ele.
A amizade
A amizade só surgiu depois de dois anos. Aí tivemos uma relação de intimidade, num nível até que um pai costuma ter com um filho, principalmente nos últimos sete anos.
Folha mágica
Eu não era um personal trainer. Eu nunca corri junto com ele. Eu passava a folha mágica, o programa com tudo o que ele tinha que fazer, e ele praticava. "Ayrton você está dormindo muito tarde, vamos tentar dormir à 1h00 da manhã?" Ele foi reduzindo até chegar na meia-noite. Eu ficava preocupado em criar ardis para abrir a sua parte mental e espiritual.
Vya Estelar - Como era o condicionamento físico, mental e emocional do Ayrton?
Nuno - Fora das pistas também era um atleta estupendo, mas foi melhorando nestes níveis com o decorrer dos anos. E tornou-se muito forte em todos esses aspectos.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nuno_ayrton.htm


------------------------------



Os segredos da boa saúde mental
por Nuno Cobra

Hoje em dia, fala-se muito em saúde mental. Mas afinal, quais seriam as dicas para se ter uma mente saudável? O ponto básico do meu método é:
Quem muda o corpo, muda também sua cabeça e suas emoções.
Mente e corpo estão baseados num elemento básico que é o oxigênio. Portanto:
A base da boa saúde mental são as atividades cardiovasculares.
A atividade cardiovascular, proporciona o bom funcionamento de nossa bomba ejetora (coração) e do aparelho circulatório.
Quando melhoramos esta eficiência cardiovascular, melhoramos a nossa performance mental. Porque o sangue que abastece o fígado e supre o baço, é o mesmo que alimenta o cérebro, levando os nutrientes, tornando-o, mais oxigenado e lúcido. Em consequência, melhora-se a articulação do pensamento, a rapidez do raciocínio e o equilíbrio mental, atingindo assim uma boa saúde da mente.
O nosso organismo não funciona em departamentos estanques, mas de forma interligada, onde tudo mexe com tudo.
A saúde mental está ligada à saúde física, sendo absolutamente impossível uma viver sem a outra. Não podemos solidificar uma saúde mental, em cima de um corpo débil, incapaz de reparar as perdas inerentes às próprias necessidades diárias.
A pessoa debilitada fisicamente, fica debilitada mentalmente. Por isso, me preocupa alicerçar a mente, a partir do alicerce do corpo.
Através do caminho do corpo, chegamos à nossa mente e à nossa saúde mental. Um corpo sólido e saudável vai proporcionar uma mente saudável, sólida e equilibrada.
Entre as atividades cardiovasculares, recomendo caminhar e correr, pois nadar requer uma piscina e andar de bicicleta uma ampla área plana. Tanto caminhadas, como corridas, devem respeitar o seu momento cardiovascular.
Você não vai querer correr relembrando a imagem mental de quando tinha 17 anos, ou de 20 anos atrás? É por isso que muitos dizem que correr faz mal. Quem está parado há muitos anos, deve começar caminhando, pois está com o aparelho cardiovascular atrofiado e caminhando devagar.
Ganho mental, emocional e espiritual
É preciso fazer um contato com a natureza para se ter um ganho mental, emocional e espiritual. Por isso, não recomendo esteiras e nem bicicletas ergométricas. Pratique ao ar livre!
A pessoa deve curtir e entrar com a sua mente no seu movimento, deve estar com a cabeça aonde o corpo está. Por esta razão, também não aconselho ouvir música, pois você nem ouve a música e nem entrega-se (concentra-se) à atividade física. Chega de estímulos externos como outdoors e neons. A pessoa deve viajar na corrida, sentir o ar e a natureza, entregar seu espírito ao nada, repousando...
Ao correr ou caminhar, você entra em estado de meditação ativa, pois quanto mais você envolve e exige do seu corpo fisicamente, mais você repousa a sua mente e o seu cérebro, porque o cérebro se 'desobriga' de pensar. E isso é meditação.
Os benefícios de caminhar e correr
Essas atividades cardiovasculares além de excelentes para a circulação sangüínea e saúde física proporcionam ainda:
- Uma natural sensação de bem-estar
- Confiança
- Segurança
- Uma auto-imagem mais positiva
- Uma maior autoestima

-------------------------

Por Nuno Cobra - Por que é tão importante dormir bem!

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Nas décadas de 60 e 70, eu já falava que a qualidade do sono era vital para: o bem-estar pessoal, a convivência familiar e a vida profissional. A pessoa adquire uma melhor performance em todos os aspectos da sua vida.

Naquela época, era compreensível a total ignorância do assunto. A ciência ainda não tinha adentrado nesse elemento tão valioso para a saúde. As pessoas dormiam seis horas e queriam atingir a meta de cinco, e até quatro horas de sono.

Com o objetivo de serem vencedores, todos achavam que dormir oito horas por noite era besteira e perda de tempo. Passar 1/3 da vida dormindo! Mas você precisa dormir bem este 1/3 para aproveitar melhor os outros dois terços.
Hoje, em pleno século XXI, é inexplicável ver as pessoas ainda tão irresponsáveis.
Sono: fonte da juventude
Durante sono é o momento que o organismo mais produz os hormônios do crescimento. Estes hormônios possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. As células nascem e morrem. Com o sono insatisfatório, as células são mal repostas. Sendo assim, as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa.
Até os 20 anos, o organismo aproveita 100% dos hormônios do crescimento, ou seja, até a idade em que o corpo está desenvolvendo. Após os 20 anos, o aproveitamento destes hormônios, produzidos até a morte, é de apenas 10%.
O sono e o organismo
A falta do sono provoca o desequilíbrio endócrino e metabólico. Em conseqüência, a pessoa pode engordar ou emagrecer muito. Tudo funciona sem equilíbrio desregulando até mesmo o nível do colesterol e do triglicérides, que pode ser resolvido apenas com o sono adequado. O sono torna-se uma verdadeira terapia.
Como deve ser o sono
O sono deve ser profundo e reparador. Como o próprio nome diz, o organismo se chama organismo porque se organiza. Ele precisa apenas de um belo sono reparador. Por isso a pessoa precisa dormir, porque o resto o organismo faz, porque ele está naturalmente sempre procurando o equilíbrio.
A importância do sono
Quando você dorme, passa o controle do seu organismo para o sistema autônomo. Você entrega a chave da casa para ele fazer todos os reparos.
Quando dormimos, ocorrem milhões de reações, tais como: reparos em todos os nossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração. Renovando-os.
Tudo isso é imprescindível para acordamos zerados e para que tenhamos um novo dia, com a máxima capacidade de disposição, entusiasmo, otimismo e positividade.
No decorrer de um dia de trabalho, nós vamos exaurindo os nossos órgãos. A poluição destrói os nossos alvéolos pulmonares e durante a noite o nosso organismo tem de fabricar células suficientes para poder repará-los.
A alimentação, devido à industrialização exagerada, danifica milhões de células do nosso fígado que também serão reparadas durante o sono. O mesmo acontece com o pâncreas, o estômago, o coração e o cérebro. Para que estejam plenos no dia seguinte, todos estes órgãos precisam ser reparados!
O sono tem que ser profundo e não pode ser interrompido. Ele é composto de várias fases e a REM - momento em que você dorme profundamente e sonha é a fase mais importante.
O sono e o aprendizado
O que você aprende durante o dia, fica armazenado no hipocampo (a região da memória). A fase completa do sono dura uma hora e meia e temos em média 5 fases em cada noite de sono. Somente nos últimos três minutos de cada fase, as informações que estão neste hipocampo, uma espécie de arquivo temporário, vão para o córtex, o disco rígido, para serem armazenadas em definitivo.
Por isso, se o sono é interrompido, essas informações se perdem, pois não chegam no harddisk, ou seja, prejudicamos a memória e esquecemos o que aprendemos, já que estas informações assimiladas durante o dia, duram no máximo 48 ou até 72 horas dentro deste arquivo temporário. Se não tiver a fase REM, você perde todo o aprendizado.
Conseqüências de uma noite mal dormida
- Mau humor no dia seguinte
- Irritação com qualquer coisa
- Baixa capacidade de concentração
- Baixo rendimento no trabalho
- Perda do apetite sexual
- Estresse
Dicas para uma boa noite de sono
- Não beber água durante o jantar. Procure se hidratar durante o dia, tomando de dois a três litros de água. Beber água à noite te leva a acordar para ir no banheiro, interrompendo o sono.
- Não acordar com despertador. Você não pode acordar quando está dormindo. Isto é mal. Você tem que acordar quando o organismo dá o sinal. Parece óbvio, mas esse ponto é fundamental!
- Durma mais cedo. Se você dormir mais cedo, vai conseguir acordar sem despertador e sem perder a hora. Não existe um número de horas padrão. Vai depender da necessidade de cada organismo. Pode ser entre 7, 8 , 10 e até mesmo 11 horas de sono por dia. Até o século XIX, o homem dormia 10 horas por dia em média. Depois da revolução industrial, o homem foi impelido a levantar da cama e passou a dormir oito horas por dia ou até menos.
- Não coma nada pesado à noite, para o seu organismo não precisar fazer o árduo trabalho de uma digestão pesada, na hora em que você dorme, ele já tem o grande encargo de reparar os danos do dia.
- Depois das quatro horas da tarde, evite café, chá preto, refrigerantes do tipo cola, chocolate e bebidas alcoólicas, pois tudo isso excita o organismo. O álcool provoca uma sensação de relaxamento, mas o sono de quem está alcoolizado não é reparador.
- Pratique exercícios como correr e caminhar, para cansar o organismo fisicamente, para poder relaxar e dormir. Durante a atividade física estamos repousando o cérebro, quanto mais fazemos o movimento físico, mais repomos o mental.
- Ao chegar do trabalho, coloque o seu motor em stand by. Não trate de negócios, não atenda celular, não leve trabalho para casa. Respeite-se, proteja-se, não se excite.
- O sexo apazigua o espírito e traz uma boa noite de sono.
- Atávicamente, o sono dá seus sinais, por exemplo, às 18h30, as 19h00, às 19h30, às 21h00... Você sente uma vontade de dormir, mas não se deita. Depois que o organismo reclama várias vezes por ele, acaba desistindo e a conseqüência é a falta de sono, quando você deita na cama mais tarde.
- Mas como faço para ter sono mais cedo?
- Apenas deite-se e fique em paz, não é preciso fazer força.
- Mais uma vez, o sono tem que ser reparador, contínuo e profundo.


------------------

Por Nuno Cobra - Esporte aprimora inteligência espiritual e capacita o homem para vencer na vida

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Todo mundo possui uma representação mental muito poderosa através das vitórias ou derrotas advindas da atividade corporal.
O trabalho com o corpo físico oferece robustez emocional. Ele proporciona ao corpo mental uma idéia muito concreta de conquista. Nós conseguimos materializar, através do corpo físico, o sucesso e a vitória. Por outro lado, fracassos e vicissitudes também ficam impregnados.
O que escrevemos no corpo, fica fixado na mente como uma cópia. Perceber a vitória, através das conquistas obtidas pelo corpo, reforça a capacidade de acreditar.
Se a pessoa teve uma boa educação esportiva, torna-se bem sucedida na vida. Eu conheço pessoas que se tornaram grandes empresários. E quando me deparo com o passado delas, observo que obtiveram grandes vitórias no esporte individual quando eram , jovens.
Isto acontece, porque o esporte individual fornece a temperança e, através da luta solitária pela busca da auto-superação, reforça a capacidade de acreditar em si, formando a inteligência espiritual. Ou seja, a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com os problemas existenciais que surgem nos momentos difíceis.
Esportes coletivos: aula de cidadania
Os esportes coletivos são ideais para a interação social. Na prática, é uma aula de sociedade devido às suas regras, leis e autoridades, como a do árbitro por exemplo. Ao praticar algum esporte coletivo, a pessoa se submete a um grupo, a um regulamento e vai se formando como ser social.
Dentro da escola, o professor de educação física tem que ser extremamente qualificado, para perceber o talento individual de cada um. Assim, ele promove estímulo e reforço para cada conquista obtida pelo aluno, por mais pequena que seja.
Parabenizando, faz o aluno reconhecer que um pequeno passo, é uma grande vitória. Enfim, é no combate (prática esportiva) no dia-a-dia, promovido principalmente pela educação física nas escolas, é que se constrói o caráter e o desenvolvimento da personalidade.
Corpo e mente
Quando se forma o corpo físico, modula-se a mente. Por isso, é fundamental a prática de esportes e ginástica no final da primeira infância, puberdade e adolescência.
Corpo e movimento
O manuseio com o corpo através do movimento, é muito importante para o desenvolvimento da inteligência, porque se adquire o conhecimento de espaço, tempo, distância, visão espacial e agilidade de raciocínio. Isso tudo exige do cérebro mais concatenações interneurais dilatando e ampliando a mente.
Qual e a função do esporte?
A função básica do esporte é promover o desenvolvimento pessoal formando um cidadão saudável, equilibrado e produtivo, tornando-o útil às pessoas à sua volta.
O esporte não deve se tornar um vilão, ou seja, um fim em si mesmo, para construir um estúpido super-homem, sem o sentido intrínseco de educação. E o pior, deixar de ser sinônimo de saúde, visando só a competição e a quebra de recordes. O esporte deve ser um meio de explorar o extraordinário potencial humano de cada um.


http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra12.htm

----------------

Dicas para a sua qualidade de vida
Por Nuno Cobra - Sono: aliado número 1 para sua qualidade de vida

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Tomei conhecimento através da imprensa que o fuso horário, diferença de 12 horas entre o Brasil e a Coréia do Sul, é a maior preocupação da comissão técnica da seleção. Para os jogadores não serem importunados durante a noite, uma espécie de sacolinha foi instituída e, por volta da meia-noite, os celurares serão recolhidos.
A medida está certa, porém, fiquei estarrecido com o horário. Para um atleta ir dormir, meia-noite é muito tarde. Para o sono de um atleta ser reparador, ele tem que dormir no mínimo 10, 9 ou oito horas, depende de cada caso.
A preocupação com o fuso horário e a insônia procedem. A boa qualidade do sono é o maior aliado de um atleta numa competição de nível tão elevado, já que a técnica e a performance, entre as melhores equipes, apresentam um nível homogêneo. Num torneio tão curto como este, pequenos detalhes fazem uma grande diferença.
Sono: liberta o inconsciente para o encontro com a energia universal
O sono é o elemento mais importante, para todas as pessoas, em qualquer atividade profissional, na busca de uma melhor qualidade de vida. É o item número 1 do meu método de preparação física. O sono relaxa, solta, predispõe, organiza os hormônios, elimina os excessos, recompõe todas as células do organismo, liberta o inconsciente para o encontro com a energia universal.
A falta de sono provoca irritabilidade, mau humor e afeta a atenção. A pessoa não deve acordar em déficit e sim zerada. O ideal é acordar sozinha, sem despertador.
Desempenho físico da seleção depende da adaptação ao fuso horário
Da adaptação ao fuso, vai depender não só o desempenho dos atletas, como o de um profissional numa viagem a negócios. A performance está muito assentada no fuso horário. O nosso organismo tem um relógio vital, que faz com que sintamos sono, fome e sede. É o ritmo vital. Quanto mais rápida a adaptação do organismo, a um outro ambiente metabólico, melhor. Neste novo ambiente o organismo pode estar agitado na hora de dormir e sonolento na hora das atividades mais importantes do dia. Vão aí algumas dicas para acertar o relógio biológico.
10 Dicas para se adaptar ao fuso horário, ao chegar num país durante o dia
Com estas dicas a pessoa já tem 60% de adaptação em 24 horas, num fuso horário de 12 horas. Em 48 horas, a pessoa estará completamente adaptada.
1º)Ao entrar no avião, já acerte o relógio para o local de destino e esqueça o horário do local de origem, pois isso atrapalha a adaptação do organismo. Dar esta nova ordem de horário ao cérebro, faz com que o organismo se adapte mais rápido.
2º)No avião, faça as refeições de acordo com o horário do local de destino.
3º)Ao chegar no hotel nada de sentar, nem do hall de entrada, para não dormir.
4º)Saia, vá dar um passeio, faça compras...
5º)Nada de atividades que exijam esforço físico.
6ºFaça as refeições rigorosamente nos horários do país.
7º)Por volta das quatro da tarde, no hotel mesmo, faça uma corrida, bem devagar, durante uns vinte minutos. Porque quando você corre, você entra em meditação ativa, descansa a mente e os neurônios. E cansa o corpo para poder dormir bem.
8º)Às cinco da tarde tome um banho.
9º)Entre 18h30 e 19h00 jante e lá pelas oito vá dormir.
10º)Durma 12 horas para recompor as energias.


http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra02.htm


---------------



Por Nuno Cobra - Alimentação adequada: fonte da eterna juventude!


Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Não podemos esquecer, o que mais envelhece a pessoa é a alimentação. Porque sua digestão exige trabalho e o organismo ressente. Por isso, uma vida longa e de boa qualidade, está assentada numa alimentação de baixa caloria. Gordura e saturados exigem grande quebra de moléculas.
Hora sagrada
A hora da refeição é um momento muito importante. Nesse momento, colocamos no organismo preciosos nutrientes que irão elaborar a vida, proporcionando mais ou menos energia, conforme o tipo de alimento e comportamento durante esse ato.
Esse comportamento deve ser responsável. Busque um local fresco, sem ruídos, sem poluição atmosférica (principalmente o cigarro). É preciso olhar o alimento, cheirá-lo, mastigá-lo cuidadosamente, para que o sólido se transforme em líquido.
A procedência dos alimentos também é importante. Evite os alimentos com agrotóxicos, conservantes, aromatizantes, industrializados e etc... Na mesa devemos ter umas oito cores diferentes de alimentos.
O modo de comer
A maioria das pessoas engole os alimentos e não obtém prazer. Não sentem o gosto. Não deixam a saliva penetrar, não respiram, não soltam o ar pelo nariz.
Devemos tirar o máximo prazer na hora da refeição. Fomos castrados na infância pelos pais, pela educação, para não termos prazer. Ter prazer tornou-se um pecado. É importante ter prazer. O gosto está na boca, portanto, aproveite e não tenha pressa de engolir. É claro que, num determinado momento, você terá que engolir o alimento para se nutrir.
Só como o que gosto
As pessoas não comem o que gostam e sim gostam do que comem. Se passarem a comer alimentos saudáveis, passarão a gostar de alimentos saudáveis. Como se come muita porcaria por aí, acaba-se gostando de porcaria.
Objetivo da refeição
A refeição tem por objetivo fornecer mais energia, através de nutrientes essenciais, para se ter uma vida com mais entusiasmo, disposição e vitalidade.
Torna-se obrigatório assimilarmos alimentos que forneçam muita energia e que tenham pouco gasto energético, em sua elaboração metabólica no organismo.
Os alimentos possuem metabolicamente um custo orgânico na sua elaboração e aproveitamento. Alguns alimentos exigem um sacrifício imenso para o seu aproveitamento, desgastando e envelhecendo as células do corpo.
Portanto, temos que colocar aqueles cujo resultado final matematicamente seja mais rentável, obtendo grande lucro no custo-benefício.
Faça um bom negócio!
Certos tipos de alimentos desgastam e oneram tanto o organismo, na sua quebra molecular, que o aproveitamento orgânico não compensa. O gasto energético é tão alto que o alimento (por analogia: o capital) investido no seu organismo (seu negócio) não vale a pena. O sofrimento do organismo é tanto que o lucro enérgico torna-se insignificante.
Devemos evitar:
-Alimentos gordurosos
-Saturados
-Frituras
-Enlatados
-Embutidos
-Evitar molhos catchup, mostarda, condimentos, sal (aproveite o sabor real dos alimentos!)
-Açúcar de qualquer natureza
-Refrigerantes
Devemos ingerir
-Alimentos mais naturais de fácil digestão e com melhor aproveitamento (rentabilidade):
- Legumes
-Verduras
-Frutas de aproveitamento rápido
-Raízes







http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra19.htm

-----------


Por Nuno Cobra - O talento de acreditar nas suas possibilidades

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

A vida e uma competição. Na competição, temos que ser exuberantes. Por isso é fundamental o cuidado com o corpo, a alimentação, o sono e a saúde.
Um exemplo claro e preciso, do cabedal de talentos necessários, para ser bem-sucedido na vida, são os talentos que fizeram de Michael Schumacher um pentacampeão.
Em primeiro lugar, ele é um atleta extraordinário. Porque tem as melhores condições físicas, mentais e emocionais que formam a base da vitória.
Uma qualidade intrínseca, num atleta extraordinário, é acreditar até o último instante sem se render, porque o acreditar é a supremacia para podermos vencer na vida.
De onde vem a estrela pessoal?
A estrela vem da pessoa que aproveita as oportunidades. Ele tem uma estrela porque é exuberante. O excepcional em Schumacher é essa exuberância em acreditar e dar 100% de suas possibilidades, o máximo de seu potencial, até o último instante. Desta forma, ele personifica o campeão.
Ele faz (aplica) 100% do que sabe, porque acredita nas suas possibilidades. Ele não é o mais habilidoso como piloto e nem o mais rápido no momento. Outros têm as possibilidades, mas não têm um sólido corpo emocional, mental e espiritual para renderem ao máximo. Para vencer basta, simplesmente, de uma forma lúdica, fazer o que você sabe fazer, com prazer e felicidade, para obter o máximo de resultados.
A sorte vem da estrela e a estrela vem da autoconfiança
A sorte é um elemento fundamental na vitória. Por isso é importante persistir. A sorte vem para aquele que batalha, acredita e aproveita o momento.
Schumacher se tornou pentacampeão porque, antes de tudo, acreditou nas suas possibilidades, na sua real chance de vitória, até o último instante.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra11.htm
----------------------



Por Nuno Cobra - Respiração adequada e positivismo exorcizam o medo de perder

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Um bicho-papão ronda o dia-a-dia das pessoas: o fantasma da frustração. O grave é que este nefasto sentimento é diretamente proporcional à expectativa: quanto mais se deseja algo como ganhar uma competição, passar no vestibular, conquistar um emprego..., maior será a tendência de vivenciar um forte sentimento de fracasso, caso a meta não seja alcançada.
Qualquer indivíduo que não souber driblar as derrotas da vida poderá se tornar um eterno sofredor. Diante da frustração você tem duas abordagens:
1ª) - Se fortalece, conhecendo-se melhor, analisando o que poderia ter feito de diferente, para partir para um outro combate.
- Observa e memoriza o que fez de positivo.
"Também fiz coisas boas, mas vou fazer melhor".
2ª) Ou se fragiliza diante do choque pernicioso da frustração.
Dentro do combate, a gente se fortalece mais na derrota do que na vitória, pois a derrota nos ensina. A vitória é um êxtase maravilhoso. Mas são as nossas dificuldades que nos levam à busca da superação, de uma maneira mais útil, tendo uma visão mais ampla e "helicóptera" de nossa performance, para que possamos crescer. A derrota é uma crise e isto significa crescimento, pois é uma tomada de contado verdadeira e dura consigo mesmo, mas muito importante.
Vencer o fantasma da frustração e se sair vitorioso depende muito da maneira como se encara a competição. É preciso se fortificar mais emocionalmente, com um aproach mental positivo, procurando fazer uma boa batalha, dando o máximo, sem se preocupar em vencer e sem nenhum ranço emocional do medo de perder. Tem que se ir à luta acreditando, senão o rendimento cai em 50%. A pessoa acaba tornando-se sua própria adversária.
Encarar a competição com a obrigatoriedade de vencer implica em duas dificuldades:
1ª) A do próprio aparecimento da vitória, porque você acaba se contraindo, se tencionando e se cobrando. O temor da derrota dificulta a vitória.
2ª) Não conseguir aplicar o que sabe, gera uma frustração terrível, porque não se conseguiu concretizar o que era possível. O desgaste emocional nos impede de fazer o que sabemos.
Técnicas para lidar com a frustração: respiração e positivismo
1ª)Respiração
Faça uma respiração lenta, profunda e relaxada. Inspire, preferencialmente, o ar pelo nariz e solte pela boca. Havendo dificuldade, a inspiração deverá ser feita pela boca.
· Tomada de ar: de 6 a 9 segundos
· Retenção do ar: de 3 a 4 segundos
· Soltar o ar: de 8 a 11 segundos. 

Faça dez respirações: uma para cada vez que se toma o ar.
Você pode utilizar esta técnica antes de um jogo competição, entrevista, ou simplesmente, para se sentir melhor.
2ª)Positivismo - Somos o que pensamos
Momentos antes da competição, busque pensamentos bons e positivos, otimizando suas possibilidades. Não pense em dificuldades e, durante a competição, procure ter pensamentos bons, mentalizando a vitória e seus frutos. Somos o que pensamos. Os preparos físico, intelectual e profissional não são nada, se não houver um preparo mental.
Os benefícios da respiração
A respiração lenta, profunda e relaxada faz com que a molécula de oxigênio embarque na hemoglobina, alimentando células e órgãos vitais. Este sangue vai abastecer o seu cérebro tornando-o o mais lúcido e oxigenado. Você baixa os seus giros mentais e produz mais no seu raciocínio, diminui a freqüência cardíaca, atinge um estágio mental mais profundo e limpa o organismo.
Diante da derrota
A derrota é uma contingência da vida. Existe quem ganha e quem perde. Chore se sentir vontade. Não segure a emoção. Se você jogou emocionalmente a seu favor, seguindo todas estas recomendações terá grandes chances de vencer, caso perca, terá a derrota, mas não a frustração.
· Pense de maneira racional.
· Coloque a lente em cima de seus acertos.
· Dê o mérito para quem venceu.
· Perca, mas não se frustre.



http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nuno_respiracao.htm


--------------

Por Nuno Cobra - A vitória do corpo emocional


Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Na minha estréia nesta coluna, em maio deste ano, falei sobre a importância de se ter um corpo emocional bem estruturado (Inteligência Emocional). Peguei como referência o episódio do GP da Áustria, no qual Rubens Barrichello, liderando a prova, deixou Michael Schumacher ultrapassá-lo, por ordem vinda da equipe Ferrari.
Na ocasião argumentei:
A brecada abrupta, a alguns metros da chegada, estratégica ou não, promoveu um ganho emocional muito grande para o Rubinho:
- Ficou notório que Schumacher não é o todo poderoso
- Schumacher conseguiu a vitória e os pontos através da brecada de Rubens
- Rubinho teve o poder de dar o poder para o tetracampeão
- Schumacher saiu enfraquecido emocionalmente do episódio, constrangido por ultrapassar o colega
- Rubinho perdeu o respeito por Schumacher

Perder o respeito é o mais importante de tudo, porque enquanto se respeita o adversário não se é capaz de vencê-lo. Com certeza, Rubinho será uma outra pessoa depois desta corrida. Enfim, ele se tornará poderoso e dará um salto em sua carreira.
E é o que temos visto. Rubens tem chances reais de chegar à vice-liderança do campeonato de 2002. Ele marcou pontos nos últimos três GPs, algo que seus adversários diretos não conseguiram.
Seria a melhor posição de um piloto brasileiro desde a temporada de 1993, quando o saudoso Ayrton Senna foi o segundo colocado atrás de Alain Prost.
No último GP, o de Silverstone (Inglaterra), Rubinho largou em último (21º lugar), porque não conseguiu mover a sua Ferrari para a volta de apresentação. No fim da primeira volta, já era o 14º e na 47º já era o segundo e manteve esta posição até o final. Rubinho correu melhor que Schumacher e fez a volta mais rápida (58ª), num circuito que não favorece ultrapassagens.
Rubens provou minha teoria: quando a pessoa está com um corpo emocional estruturado, ela consegue aplicar, naturalmente, o que ela sabe fazer e, com prazer e felicidade, consegue atingir a vitória. 
Chuva traz emoção à Fórmula 1
A chuva no GP de Silverstone, trouxe uma emoção positiva e extraordinária para a Fórmula 1, da mesma forma que acontece no futebol.
Formula 1 X Futebol
A Fórmula 1 um virou futebol (esporte), onde é básico a igualdade de chances entre os adversários para vencer a competição. A chuva em Silverstone igualou mais a potência dos carros.
No futebol, todos têm chances iguais. A trave e a bola são as mesmas. Na Fórmula 1, quem não pilotar uma Williams, uma Ferrari ou uma McLaren, não tem chances de vencer. Como é o caso de equipes como a Jaguar e BAR que estão, respectivamente, em 8º e 7º lugares no campeonato de construtores.
Por isso, a Fórmula 1 ficou sem graça. Mas a chuva lavou, o circo da potência (dos carros) e do dinheiro, transformando-os, pelo menos naquele momento, em esporte, fazendo a emoção reinar na pista de Silverstone.
A receita do corpo emocional
· Para se ter uma corpo emocional sólido é preciso bombardear a cabeça com pensamentos positivos, acreditando na capacidade de fazer.
· Na vida, você tem que ser seu amigo, jogar no seu time.
· Você tem que se achar bom: Isso é fundamental

http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra09.htm
-------------------------



Por Nuno Cobra - Por que ter fé faz bem à saúde

Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

O estado emocional é muito importante, pois influencia o nível de saúde. Por isso a paz interior é vital para o perfeito funcionamento do corpo.
A inteligência, o raciocínio e o pensamento são fatores absolutamente secundários. A saúde tem por base a paz interior, que transcende qualquer outro aspecto da vida. A paz é a nossa maior sensação. Pode-se dizer até que ela é a felicidade e não está relacionada a bens adquiridos do mundo exterior e sim do mundo interior.
Felicidade é um estado de espírito
A felicidade é um estado de espírito e depende do estado do corpo. Por isso é impossível adquirir uma elevação espiritual através de um corpo físico débil, sem energia, movido pelo mau humor e irritação.
Acreditar num Deus Supremo, que nos oferece esta maravilhosa experiência de vida, com suas dificuldades e desafios, nos possibilita vislumbrar novas perspectivas.
Apreciar a natureza nos conecta com Deus
Nesta espetacular e ensolarada manhã do outono, percebemos a existência e a influência de Deus, acima de nossa compreensão, nos pequenos detalhes da luz e beleza, que nos comove e sensibiliza, nos levando a esseSer Superior, que ilumina a mente e toca o espírito.
O mundo moderno, repleto de tecnologias, afastou o homem dele mesmo. Se ele não se encontrar, não encontra Deus, porque Este está dentro dele.
Portanto pare! Ao acordar, caminhe, tome um banho, medite... Enfim, quanto mais fizer por você, mais estará fazendo por DeusEle fez você para ser feliz. Ele fez o pôr-do-sol, as estrelas, o mar e as florestas para alegrar sua vida.
Pensar em tantos problemas nos afasta de Deus
O trabalho é magnífico para adquirir bem materiais, mas estes são apenas ferramentas para vislumbramos algo muito maior.
Não leve a vida tão a sério. Em vez de pensar em tantos problemas, se entregue e caminhe na direção desse Deus, fazendo da sua vida uma paz contínua e ininterrupta. A entrega, a busca desse Deus leva as pessoas à paz interior, perene e fundamental, para a saúde e a felicidade.
Por que ter fé faz bem à saúde?
Quando nos colocamos nessa marcha em direção a Ele, acreditando que Eletudo resolve e tudo consegue, nos tornamos mais fortes e mais vencedores. Porque o cérebro burro aceita esta plenitude e passa a sintetizar substâncias químicas hormonais (noradrenalina, serotinina e etc) que promovem em nosso organismo uma mudança estrutural de paz completude, equilíbrio e alegria interior.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra42.htm
------------------

Pratique exercícios com segurança
por Nuno Cobra
O movimento é o elemento mais importante para revitalizar nosso organismo e equilibrar a vida. Já o sedentarismo, traz desequilíbrio e enfermidades.
Geneticamente caminhamos sobre a superfície da Terra por milhões de anos. Logo a evolução humana, por si só, comprova a necessidade premente da atividade física.
O mundo atual com tantas facilidades, tecnologia e conforto afastou o homem completamente do contato dele com ele e dele com o mundo. Contato este feito através do movimento - atividade física.
O homem contemporâneo levado por tanta competitividade e todo tipo de solicitações saiu do seu equilíbrio natural, deixando o imprescindível desenvolvimento do seu corpo físico e emocional. Uma vez que esse homem ou não faz nada com o seu corpo ou o leva a uma malhação estúpida. Na prática, ou não se faz atividade nenhuma ou se faz em excesso.
Respeite suas condições físicas
A caminhada ou a corrida deve ser feita conforme o momento cardiovascular de cada um. O mesmo vale para a musculação ou qualquer outro tipo de exercício.
No que diz respeito aos exercícios cardiovasculares, fica patente como as pessoas o realizam de forma inadequada. Existe um desequilíbrio de oxigênio, incompatível com os objetivos de saúde.
Para que a atividade cardiovascular seja saudável, é fundamental que estes exercícios sejam realizados sempre com equilíbrio de oxigênio. Ou seja, o que está sendo gasto de oxigênio na célula muscular de trabalho (perna coxas, glúteos, costas, braços e etc...) deve ser igual ao que que está sendo colocado de oxigênio na corrente circulatória pela respiração.
Muitos perguntam em que freqüência cardíaca deve ser realizada esta prática cardiovascular. Passei muitos anos preocupado com isso, uma vez que essas fórmulas pré- estabelecidas são inadequadas, pois a idade é relativa e não serve como parâmetro para medir o nível cardiovascular de uma pessoa.
Uma vez que nem todos podem realizar exames de laboratório ou comprar monitor cardíaco, a freqüência cardíaca deverá ser medida pela respiração.
Respiração: porta-voz do coração
Temos que lembrar que o coração se comunica conosco através da respiração. Podemos até dizer que a respiração é a porta-voz do coração.
Se você estiver com a respiração ofegante é sinal que a prática está inconveniente, porque seu coração está atribulado, não conseguindo suprir com o sangue necessário o oxigênio que irá alimentar os seus músculos, obrigando-o a um esforço agressivo e desgastante.
Busque então uma corrida ou caminhada sempre com uma respiração sustentada - confortável mas exigente. Enfim, o termômetro do resultado de saúde de qualquer exercício aeróbico passa pelo coração, pulmão e circulação sangüínea.
Musculação natural
O ideal é trabalhar com exercícios naturais, com o peso do próprio corpo, em aparelhos como barra ou paralela. A musculação artificial com peso só é ideal na recuperação de lesões, quando se objetiva ganhar força ou massa muscular. Deve-se tomar um cuidado extraordinário uma vez que a característica fundamental deste tipo de atividade é a localização do exercício.
Nesse tipo de musculação trabalha-se poucos músculos. Em alguns, de tão localizada, chega-se a movimentar apenas um músculo, então os cuidados devem ser extremos, a facilidade de lesões e muito mais provável do que em qualquer outro tipo de trabalho físico. A pessoa pode adquirir hérnia de disco, lesões de cotevelo, ombro.... Por causa da sobrecarga, você pode passar do limite da relação entre peso e músculo.
O maior trunfo da musculação artificial com peso é seu uso para a recuperação de lesões, justamente por ser extremamente localizada, evita a região lesada e melhora a irrigação sangüínea nas regiões próximas, melhorando o seu metabolismo.
Além da intensidade do exercício deve-se preocupar ainda coma sua duração, que deve ser aumentada gradativamente com o tempo.
Coloque intervalos entre os dias de trabalho, o repouso e tâo importante quanto o esforço.
Saia do sedentarismo, mas com inteligência. Não se exceda não se agrida, não faça malhação, ou seja, excesso. Seja conquistado de forma gradativa, prestando atenção na respiração.
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra41.htm

---------------


Por Nuno Cobra - Como adquirir autoconhecimento através do corpo e relaxar



Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

O corpo é a porta de entrada para alma, onde habita o seu espírito. Para você mergulhar neste espírito é preciso que você mergulhe no silêncio, desligando a sua máquina mental, porque o silêncio é a verdadeira saúde. Estou falando então de meditação. Se isto for difícil para você apenas respire. Simplesmente tentar não pensar em nada e só respirar. Já será um grande passo.
Ao desligar a mente você abre espaço para a comunicação com seu mundo interior. Neste mergulho interno recuperamos a tranqüilidade e percebemos um outro universo: o do equilíbrio, porque seus giros mentais caem e sua freqüência cardíaca diminui. Mentalmente equilibrado você não será mais refém dos acontecimentos bombardeados pelo cotidiano.
1ª)Respiração
Faça uma respiração lenta, profunda e relaxada. Inspire, preferencialmente, o ar pelo nariz e solte pela boca. Havendo dificuldade, a inspiração deverá ser feita pela boca.
· Tomada de ar: de 6 a 9 segundos
· Retenção do ar: de 3 a 4 segundos
· Soltar o ar: de 8 a 11 segundos.

Entrar em atitude meditativa é colocar uma música relaxante tanto para mente como para o espírito. Existem CDs instrumentais de new age, que possuem sons da natureza, das florestas, dos pássaros do mar. Incorpore este universo à sua respiração. Seu espírito irá agradecer por este precioso alimento e a sua qualidade de vida também. 
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra30.htm
---------------




Nuno Cobra
Envie este artigo para um amigo 

Estou entusiasmado com esse governo, porque existe uma preocupação inusitada, do novo presidente eleito, para formar uma equipe altamente competente, nas várias áreas da administração federal. Fico na esperança de que, dessa vez, seja dada a atenção merecida ao esporte brasileiro.
Hoje um órgão como o ministério dos esportes, é de extrema importância, tanto para a saúde como para a educação do povo brasileiro.
Falo em educação, porque os esportes coletivos nas escolas, através das aulas de educação física, são ideais para a interação social. Na prática, é uma aula de sociedade devido às suas regras, leis e autoridades, como a do árbitro por exemplo. Ao praticar algum esporte coletivo, a pessoa se submete a um grupo, a um regulamento e vai se formando como ser social.
O futebol no Brasil
O futebol é um esporte que já adquiriu maturidade e soberania.
Agora é necessário olhar com atenção para seus primos paupérrimos: atletismo, judô, remo, tênis de mesa... Não apenas para que tenhamos uma representatividade mais digna de nosso esporte no exterior. Mas principalmente porque o esporte amador é o maior veículo de educação e saúde.

Um tratamento mais atencioso e cuidadoso por parte do governo e, conseqüentemente pela mídia, fará com que crianças e jovens se sintam mais empolgados a praticarem s esportes, com visão mais educativa.

As oito razões para você praticar esportes
1º) O jovem envolvido com o esporte não se entrega às drogas. Só isso, já seria o suficiente para uma maior atenção do governo.
2º) O esporte possui fatores agregadores de saúde, socialização, civilidade e melhoria do potencial intelectual.
3º) Ao esporte cabe a formação da personalidade e a estruturação do caráter do nosso povo. Porque existe uma relação direta, nos países desenvolvidos, entre o desempenho esportivo e o resultado de competitividade e desempenho do país em outras áreas. Porque o esporte aprimora a mente fortalece o seu corpo emocional e reestrutura a sua espiritualidade.
4º)A atividade esportiva desenha um novo cidadão colocando-o mais positivo pró ativo, mais otimista. Você acaba tendo um povo mais aguerrido e menos desanimado, mais pré disposto à própria competição da vida.
5º) O indivíduo adquire solidariedade humana, respeito ao adversário, companheirismo.
6º) O indivíduo melhora a sua auto-estima.
7º) Adquire autoconhecimento e conhecimento corporal.
8º) Resgata suas origens de vencedor, tira as amarras colocadas pela sociedade castradora que o anulou tanto.
Por tudo isso, é fundamental que o governo dê a merecida atenção para o esporte. Pois este é um meio de explorar o extraordinário potencial humano de cada um. 
http://www2.uol.com.br/vyaestelar/nunocobra26.htm


--------------------



Quer alcançar o sucesso na sua vida?
Siga as regras de Ayrton Senna.

Regra 1:
Tenha um foco ou um objetivo de vida bem-definido.

Quanto mais bem definido for seu objetivo, melhor resultado você  tende a alcançar. Lembre-se  das palavras de Martin Luther King: “Se um homem não descobrir algo por que morrer, ele não está  preparado para viver”.
Ayrton Senna: “Correr... competir... está em meu sangue. É parte de mim, é o que fiz em toda a minha vida. Isso vem antes de todo o resto.”
Regra 2:
Sendo persistente você faz do fracasso
Um degrau  para o  sucesso.
Ayrton Senna: “Nunca esquecerei a primeira corrida com chuva, um desastre, uma piada. Fui muito mal. Pilotos passando por um lado e pelo outro, todos me ultrapassavam e eu não podia fazer nada. E no seco eu era muito bom! Então nesse dia eu vi que não sabia correr na chuva. A partir desse dia passei a treinar com chuva. Sempre que chovia eu ia para a pista, treinar. E aí eu aprendi.”
Regra 3:
Seja você mesmo.
Ayrton Senna: “ O que importa é ser quem você é, não deixar que os outros perturbem você. Eles querem que você seja diferente. Você tem que ser o que é.”
Regra 4:
Aprenda com os erros.
Ayrton Senna: “Muitas vezes você erra por sua personalidade, seu caráter, há interferências em sua carreira, e você aprende. O importante é aprender com os erros e evoluir.”
Regra 5:
Desenvolva sua sensibilidade.
Depoimento de um dos engenheiros da equipe de Senna: “Ele é um ótimo piloto de testes. Muito bom para desenvolvimento. Especialmente de motores. Tem muita sensibilidade. Qualquer pequeno problema ele sabe como descrever. Podemos comparar com os dados do computador e descobrir o caminho que devemos tomar.”
Regra 6:
Procure conhecer cada detalhe do que faz.
Depoimento de um dos engenheiros da equipe de Senna: “Tudo é interessante para ele. Ele  passa muito de seu tempo na pista para entender seu carro, seu motor. Tenta conhecer cada detalhe para entendê-lo melhor. É capaz de reagir com convicção nas discussões que tem com seus engenheiros durante os treinos de qualificação.
Ele gostava demais dos turbos, a tal ponto que eu sempre inspecionava os turbos sob o olhar atento dele, que acompanhava tudo para ter certeza de que ninguém iria enganá-lo. Ele é assim, controla tudo, está sempre por trás de tudo, tentando entender. O pior era encontrá-lo no saguão do hotel às 11 da noite quando todos queríamos dormir e ainda tínhamos de analisar mais duas sessões de treinos, abrangendo 15 voltas na pista.”
Regra 7:
Procure atingir seu foco posicionando-se
como eterno aprendiz.
Ayrton Senna: “Creio na habilidade de se focalizar em algo e aí você pode extrair muito mais disso. Foi assim em toda a minha vida.  Foi só uma questão de melhorar essa técnica e aprender mais e mais. É algo que não tem fim. Você sempre encontra novas coisas para aprender. É muito interessante. É fascinante!”
Regra 8:
Valorize e agradeça os acertos de sua equipe, mas,                                                                                                                                                                             se quiser acertar mais e mais, avalie também
os pontos negativos.
Depoimento de um dos engenheiros da equipe de Senna: “Quando Ayrton Senna ganha uma corrida você não espera que ele agradeçaEle fica agradecido  à equipe, sim, mas sempre há pontos negativos na corrida, mesmo quando ele vence. Na reunião depois da corrida há coisas positivas, mas também pontos negativos que temos de melhorar”.
Regra 9:
Antes de exigir dos outros, exija de si mesmo.
Seja exemplo de conduta.
Depoimento de um dos engenheiros da equipe de Senna: “É por ele ser tão exigente consigo que é natural aceitar que seja exigente conosco. Nós  não estamos lá para brincar. Trabalhamos num ambiente muito difícil e exigente”.


Regra 10:
Procure estar em forma.
Tanto no aspecto físico quanto emocional.
Ayrton Sena: “Aprendi na Fórmula 1 que você tem de estar em  forma. Tem de ser forte, controlar suas emoções, sentimentos  e seus pensamentos. Não são apenas músculosum tônus muscular melhor, é o poder que você tem, a força física de seu corpo e também de sua mente.”
Depoimento de Nuno Cobra (preparador físico de Ayrton Senna): “Em 84 ele era um garoto franzino (...) fazendo dez voltas (de corrida a pé) com muita dificuldade.  Senna era apenas um atleta de segunda categoria no início e sofria muito com as demandas da Fórmula 1. Antes de equiparar sua condição física com sua força mental, ele terminou muitas corridas quase inconsciente.
Ele não era um atleta, como eu disse. Ele tinha um consumo máximo de oxigênio e a quantidade de sangue que passava pelo coração  por minuto era em torno de 37 ml. Conseguiu chegar a 62 ml. Ele se transformou totalmente.
Ele tinha uma freqüência cardíaca basal, que é em repouso de 74 ou 75 batimentos, chegou em torno de 48 batimentos e  isso realmente o privilegiou em relação aos outros participantes de Fórmula 1.”
Regra 11:
Aprenda fazendo. Procure conhecer-se melhor.
Ayrton Senna: “Você só aprende fazendo. Presto muita atenção nisso. Quando entendi que isso era algo muito especial, comecei a me conhecer melhor. Basicamente é isso, você se conhece melhor, conhece suas limitações, suas forças e qualidades. Você tenta criar um conjunto, ser uma pessoa mais estável”.
Regra  12:
Acredite que é possível exceder seu atual limite.

Ayrton Senna: “Num dia qualquer, em quaisquer circunstâncias, você descobre que tem um limite. Você  chega a esse limite e diz: ´Certo, esse é o limite! Quando você chega a esse ponto, algo acontece: você descobre que pode ir um pouco mais além. Com o poder da mente, sua determinação e instinto e sua experiência também, você pode voar muito alto”.


Regra 13:
Comprometa-se com o que você acredita.
Ayrton Senna: “Você se compromete a tal ponto que não há meio-termo. Você dá tudo de si, absolutamente tudo! E às vezes você acha mais forças porque precisa disso se quiser ficar à frente e se quiser vencer”.
Regra 14:
Coloque Deus na sua vida.
Ayrton Senna (após ter sofrido um acidente): “Acho que passei por um período de adaptação. Descobri algumas coisas importantes na vida. Esse caso em particular contribui muito para me estimular, me fazer ponderar, me fez pensar muito no que mais importa em nossa vida, que é Deus”.


Regra 15:
Faça com que seus valores sejam mais fortes
do que as influências negativas que eventualmente
queiram atingir você.
Ayrton Senna (após ter sido injustamente criticado pela colisão de seu carro com o de Alan Prost): “Sim, eu pensei em pararPensei em ir para casa e não vir para a AustráliaE também pensei em correr na Austrália e não voltar depois dessa corridaMuitas coisas passaram pela minha mente.Mas como eu já disse antessou um profissional e tenho  responsabilidadesE sou um ser humano.Os valores que tenho na vida são mais fortes do que o desejo que muitas pessoas têm de influenciar e destruir esses valores”.

Regra 16:
Tenha momentos de lazer e descontração.
Volte a ser criança!
Ayrton Senna: “Sempre que possível, gosto de estar longe das cidadesGosto de estar em contato com a natureza. Seja na praia, seja no campo. É um lugar onde eu ‘recarrego as baterias’ antes de voltar às pistas. A  única forma de suportar esse estilo de vida é estar na natureza, diminuir o ritmo, acalmar, desfrutar da natureza. Aí você encontra o equilíbrio entre os extremos. Somos todos crianças, não? A diferença entre um homem e uma criança é o brinquedo! Á  medida que você cresce, tem mais coisas para pensar, tem mais preocupações, e você  perde um pouco da alegria de  viver. É importante, sempre  que puder, e sempre que o lugar permitir, voltar a ser criança um pouco”.
Regra 17:
Conscientize-se de que há momentos em que você precisa ser calculista e momentos em que a agressividade                                           positiva é bem-vinda.
Ayrton Senna: “Quando se está sob pressão, num momento mais crítico do campeonato ou numa corrida em especial, aquele que consegue criar combinando simultaneamente agressividade e calculismo é que terá o melhor resultado. Para ser campeão é preciso combinar esses elementos na dose certa e no momento específico. E antes de tudo você precisa estar com a mente limpa para entender melhor qual é o momento para ser calculista. Qual é o momento para dar tudo de si e o momento de guardar  o que tem para outra oportunidade. Essa é a  diferença entre vencer e perder”.
Regra 18:
Não se acomode no sucesso atual.
Ayrton Senna: “Tive grandes corridas em minha carreira felizmente. Mas eu ainda estou esperando pela melhor de todas, no futuro...”

Caro leitor, a vida nos prega peças. Todos nós sabemos que a esperança da “melhor de todas” as corridas “no futuro”, como disse Senna, não se concretizou.
De forma abrupta num acidente em Imola (Itália), Senna nos deixou. Perícias comprovaram que o acidente foi erro técnico dos construtores do carro. Mas, quem sofreu as conseqüências da forma mais violenta possível, foi nosso admirado piloto.
Até mesmo neste último momento de sua vida terrena, Senna  nos passou uma lição: podemos cumprir com todas as regras de sucesso em nossa vida profissional, e de repente surge o inesperado, que pode ser o desemprego, a doença, o acidente,  o fracasso. Assim é a vida. Não caminhamos de forma linear. Existem os altos e os baixos. Sempre. Os “altos”  existem para enxergamos novas possibilidades e os “baixos” para refletirmos sobre os  nossos valores.  Assim crescemos. Até adquirimos a consciência de que o mal geralmente é o bem a caminho,  e de que só cai quem caminha (quem não caminha não cai, mas também não caminha).
Abrahan Lincoln precisou conhecer todos os percalços da pobreza, para ficar rico em idéias e projetos humanistas e progressistas. Beethoven teve que ficar surdo, para que sua intuição musical melhor aflorasse. Saulo de Tarso, na estrada de Damasco, teve que ficar temporariamente cego,  para que pudesse enxergar um novo caminho para sua vida iluminando toda a humanidade.

Por tudo isto, que uma das mais importantes das regras acima, é a primeira: “tenha um foco ou um objetivo de vida bem definido”, pois se soubermos onde queremos chegar, não reclamaremos das dificuldades que certamente irão aparecer. Aprenderemos com elas. Lembraremos sempre que o eventual  “fracasso” é um dos degraus do sucesso!
Currículo do autor: Alkindar de Oliveira, Palestrante, Escritor e Consultor de Empresas radicado em São Paulo-SP, profere palestras e ministra treinamentos comportamentais em todo o Brasil. Juntamente com sua equipe de consultores, tem seu foco de atuação em diversas áreas de treinamento, como  VISÃO SISTÊMICA, CULTURA DO DIÁLOGO, ORATÓRIA, LIDERANÇA, COACHING, RELACIONAMENTO, MOTIVAÇÃO, COMUNICAÇÃO ESCRITA, COMUNICAÇÃO VERBAL, CRIATIVIDADE, HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE EMPRESARIAL, VENDAS, FINANÇAS, EFICAZ COMUNICAÇÃO INTERNA, NEGOCIAÇÃO, PRODUÇÃO/CHÃO DE FÁBRICA, ETC.
Suas teses e artigos estão expostos em renomados veículos de comunicação, como: as revistas Você S/A Bons Fluidos, da Editora Abril; revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Editora Globo; revista “Venda Mais”, Editora Quantum; e os jornais Valor EconômicoO Estado de São Paulo e Jornal do Brasil, etc.
-----------------------